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quinta-feira, 10 de março de 2016

Meu aprendizado na Creche UFG, como me tornei professora


Ao entrar no curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás, me senti preza ao trabalho e houve a necessidade de me desvincular de outros caminhos que não fossem acadêmicos. Iniciei então a busca por campo de estágio dentro da Universidade, e logo em meu segundo período iniciei minha trajetória como educadora da Creche, durante os meses de agosto a dezembro de 2010 participei do quadro de educadores como estagiária PROCOM, um vinculo de 20 horas, que eram exercidos no ato da educação infantil, com crianças de zero a 3 anos. Durante este período fui orientada quanto aos cuidados, também sobre educação infantil e a maneira de agir com as crianças.
No ano de 2011, logo em seu inicio tive a oportunidade de retornar ao quadro dos educadores, porém desta vez como estagiária PROGRAD, com um vinculo de 30 horas semanais pude me dedicar a apenas um agrupamento, criando vínculos e aprendendo cada vez mais a respeito da educação como um todo. O tempo passado como educadora, me proporcionou experiência no campo da docência, mesmo com crianças tão pequenas o ato de contação de histórias e também o planejamento e execução de diversas atividades, relacionadas a áreas de atuação da creche, como brinquedos e brincadeiras, artes, música, passeio, dentre outros.
Durante esse tempo estive sob orientação de diversos profissionais da área da educação, com eles pude aprender e desenvolver habilidades, jamais pensadas por ora, como a própria autonomia na formulação de atividades lúdicas. Neste caminho consegui visualizar a importância dos planejamentos prévios e também estudo, para que a aula se torne de fato produtiva, pois o domínio do conteúdo demonstrado pelo professor, faz com que os alunos, se sintam interessados a aprender.
Crianças são diferentes dos adultos em muitos aspectos, mas a experiência de lecionar para elas, tão pequenas, me trouxe a reflexão sobre o que o homem é capaz, as crianças mostram que com a abordagem correta é possível prender a atenção, ensinar e dialogar a respeito dos conteúdos ministrados anteriormente, essa perspectiva traz a tona as possibilidades que nós adultos deixamos de alcançar por falta de metodologias adequadas para o ensino de qualquer disciplina.
Durante o percurso dentro da Creche executei a disciplina de Estágio três dentro da instituição, e desta vez ensinei de fato para crianças de 4 anos, o ensino efetivo da língua de sinais para aquelas crianças, foi de extrema importância na construção de minha identidade docente, levando em consideração o pouco tempo para a execução do estágio, foi necessário um grande esforço para elaborar estratégias e abordar a questão de forma significativa.

O tempo para execução de cada intervenção variou conforme o interesse das crianças, por ora foi necessário o acréscimo de outros conteúdos, a experiência trouxe respostas positivas quando por vezes pais de crianças contam seus depoimentos sobre como as crianças reagem com a Libras.
Após concluir dois anos como estagiária PROGRAD o contrato foi encerrado no inicio do ano de 2013, porém retornei ao quadro como monitora com carga horária de 12 horas semanais, nesta função colaborei com a Unidade de educação infantil no que se refere aos cuidados com as crianças e também na elaboração de um projeto intitulado “Leitura de Colo” que teve seu inicio no ano de 2014. O projeto visa construir uma consciência da importância do contato com a leitura desde os primeiros anos de vida.
A Unidade de Educação Infantil da UFG trabalha em uma perspectiva sócio cultural, embasada nos preceitos do autor Vygotsky, e toda a atuação nela se deu nesta perspectiva. A concepção sócio cultural é onde acreditamos que a criança e o ser humano está inserido em uma sociedade, e dela faz parte, sendo um sujeito de ações por vezes influenciado por ela. (Vygostsky,1996)
Sendo assim nossas atitudes como educadores potencializam a criança como um sujeito que vive em sociedade e nela aprende, sendo necessário o apoio da família para real concretização da abordagem na educação infantil. Para Vygostky o individuo exerce seu papel convivendo em sociedade e sua individualidade foi constituída através da relação com essa sociedade.(Vygostky, 2001)
Portanto segundo essa abordagem a criança se desenvolve a partir do convívio em sociedade, por isso a proposta desta Unidade de Educação Infantil tem características peculiares, sendo realizadas atividades que possibilitem a efetiva participação das crianças de zero a cinco anos de idade. Por diversas vezes somos questionados a respeito da utilização desta abordagem com crianças do berçário, mas com o convívio e a prática é possível visualizar as teorias de Vygotsky. (Vygotsky, 2001)


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