
No ano de 2011, logo em seu inicio tive a oportunidade de retornar
ao quadro dos educadores, porém desta vez como estagiária PROGRAD, com um vinculo
de 30 horas semanais pude me dedicar a apenas um agrupamento, criando vínculos
e aprendendo cada vez mais a respeito da educação como um todo. O tempo passado
como educadora, me proporcionou experiência no campo da docência, mesmo com
crianças tão pequenas o ato de contação de histórias e também o planejamento e
execução de diversas atividades, relacionadas a áreas de atuação da creche,
como brinquedos e brincadeiras, artes, música, passeio, dentre outros.
Durante
esse tempo estive sob orientação de diversos profissionais da área da
educação, com eles pude aprender e desenvolver habilidades, jamais pensadas por
ora, como a própria autonomia na formulação de atividades lúdicas. Neste
caminho consegui visualizar a importância dos planejamentos prévios e também estudo,
para que a aula se torne de fato produtiva, pois o domínio do conteúdo
demonstrado pelo professor, faz com que os alunos, se sintam interessados a
aprender.
Crianças são diferentes dos adultos em muitos aspectos, mas a
experiência de lecionar para elas, tão pequenas, me trouxe a reflexão sobre o
que o homem é capaz, as crianças mostram que com a abordagem correta é possível
prender a atenção, ensinar e dialogar a respeito dos conteúdos ministrados
anteriormente, essa perspectiva traz a tona as possibilidades que nós adultos
deixamos de alcançar por falta de metodologias adequadas para o ensino de
qualquer disciplina.
Durante
o percurso dentro da Creche executei a disciplina de Estágio três dentro da
instituição, e desta vez ensinei de fato para crianças de 4 anos, o ensino
efetivo da língua de sinais para aquelas crianças, foi de extrema importância
na construção de minha identidade docente, levando em consideração o pouco
tempo para a execução do estágio, foi necessário um grande esforço para elaborar
estratégias e abordar a questão de forma significativa.
O tempo para execução de cada intervenção variou conforme o
interesse das crianças, por ora foi necessário o acréscimo de outros conteúdos,
a experiência trouxe respostas positivas quando por vezes pais de crianças
contam seus depoimentos sobre como as crianças reagem com a Libras.
Após concluir dois anos como estagiária PROGRAD o contrato foi
encerrado no inicio do ano de 2013, porém retornei ao quadro como monitora com
carga horária de 12 horas semanais, nesta função colaborei com a Unidade de
educação infantil no que se refere aos cuidados com as crianças e também na
elaboração de um projeto intitulado “Leitura de Colo” que teve seu inicio no
ano de 2014. O projeto visa construir uma consciência da importância do contato
com a leitura desde os primeiros anos de vida.
A Unidade de Educação Infantil da UFG trabalha em uma perspectiva
sócio cultural, embasada nos preceitos do autor Vygotsky, e toda a atuação nela
se deu nesta perspectiva. A concepção sócio cultural é onde acreditamos que a
criança e o ser humano está inserido em uma sociedade, e dela faz parte, sendo
um sujeito de ações por vezes influenciado por ela. (Vygostsky,1996)
Sendo
assim nossas atitudes como educadores potencializam a criança como um sujeito
que vive em sociedade e nela aprende, sendo necessário o apoio da família para
real concretização da abordagem na educação infantil. Para Vygostky o individuo
exerce seu papel convivendo em sociedade e sua individualidade foi constituída
através da relação com essa sociedade.(Vygostky, 2001)
Portanto segundo essa abordagem a criança se desenvolve a partir
do convívio em sociedade, por isso a proposta desta Unidade de Educação
Infantil tem características peculiares, sendo realizadas atividades que
possibilitem a efetiva participação das crianças de zero a cinco anos de idade.
Por diversas vezes somos questionados a respeito da utilização desta abordagem
com crianças do berçário, mas com o convívio e a prática é possível visualizar
as teorias de Vygotsky. (Vygotsky, 2001)
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