AUDIODESCRIÇÃO : ALGUMAS NOTAS SOBRE O TEATRO, Fichamento capitulo 1(UECE)
O teatro levando em consideração um caráter
mais amplo, tem sua origem em diferentes práticas ritualísticas, como forma de
interação simbólica com forças superiores da natureza. Já partido pelo foco da
historia ocidental, esse tem sua origem na Grécia, onde em homenagem a deuses por determinadas épocas era oferecida
uma homenagem a eles, com cantos e apresentações foi ai que “segundo Aristóteles,
seria a origem da tragédia” (p 1 ) a palavra teatro, vem para designar o local
onde se contempla, Theatron, portanto
o teatro se baseia nisso, aquilo que se olha por alguém, “daquele que olha em
relação àquilo que é olhado”. Nesse faz de conta, o teatro é a arte de contar e
narrar uma história que cause admiração do outro, com característica da
encenação. Como então pensar essa
questão e imaginar que pessoas cegas não podem admirar o que o teatro
proporciona?
Assim, ao ampliar o campo semiótico da multissensorialidade,
intrínseco ao teatro, as diversas estratégias de acessibilidade e, em
particular, a audiodescrição, desloca a primazia da vidência como uma condição
para participar deste encontro. Desta maneira, parafraseando Guénoun (2003), a
dimensão política do teatro incorreria, também, na oportunidade cultural das
pessoas com deficiência (visual) de exercitarem a ruptura com as diversas
formas de "solidão social" a que são submetidos historicamente.( p2)
A cena situa a plateia sobre essa
narração, e o teatro chega a ser problematizado como a arte da cena , entendendo que o teatro conta histórias dramaticamente,
seja ele tradicionalmente encenado em um local para apresentações teatrais, ou então
o famoso teatro de rua, que se caracteriza de outro modo. E também quando
sabemos que a cada apresentação será única, com questões de improvisos, isso
torna o teatro vivo, diferente de outras artes, como a fotografia ou o cinema. Sendo
assim a Adudiodescrição ganha papel fundamental na possibilidade de trazer a epistemologia
da palavra para a realidade “o lugar onde se ver”(p 4) sendo capaz de a plateia
cega, consiga ver a cena com todos seus sentidos.
Existem um conjunto de signos
não-verbais que compõe a cena, são as tecnologias da cena, o figurino, o cenário, a sonoplastia,
a iluminação, a maquiagem, sendo o primeiro a segunda
pele do ator , ela é além de um adorno do personagem, ele media a relação
do ator com o espectador, polindo as personagens; o segundo, em um primeiro
momento tinha relação com a decoração, por muito tempo apenas um painel
situando a contextualização, porém no século XX pensa-se o cenário como uma escritura do espaço , ele por sua vez
assume o espetáculo, ele procura ser a própria cena; a o terceiro pode ser
gravado ou ao vivo, ele é uma espécie de reconstituição dos ruídos existentes
na história, a escolha de musicas em cena, por vezes é configurada para emoldurar emocionalmente a cena, ela caracteriza
o ritmo da cena, gera tensão, e compaixão, além desses sentimentos emocionais,
a sonoplastia pode relacionar com o próprio movimento cênico, envolvendo a arte
dramática, desenhando dramaturgicamente a cena; o quarto , a iluminação, é um
elemento enunciador da cena, possuem funções semiológicas e dramatúrgicas, que
geram ritmo, evolução da argumentação, e
com ela é possível infinidade de possibilidades cênicas, por ser ela flexível e
manipulada; a quinta, em sua maioria das vezes é o figurino vivo do ator, por
vezes a caracterização do ator passa por essa etapa, muitas propostas cênicas surgem
com diferentes caraterizações, no teatro moderno a maquiagem valoriza a
expressão do ator, ela é uma forma de linguagem especifica.
Aqui
já percebe-se o desafio que o audiodescritor tem em suas mãos, é necessário saber
distinguir o que é necessário para descrever a cena, é necessário por vezes
estabelecer contato com atores e diretores, somente a filmagem em plano aberto
pode não ser o necessário para se obter as informações, também a necessidade de
acompanhar alguns ensaios. Se a obra não
foi concebida pensando na AD, essa deve estar presente quando a proposta
estiver em sua totalidade, e durante as apresentações também ajustes devem ser
incorporados, em espaços diferentes ajustes devem ser incorporados.
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