Olá amigos,
Vou dar uma dica para facilitar os estudos, faço assim quando estou estudando, principalmente se o texto ou livro for interessante ou importante para minhas pesquisas pessoais e acadêmicas. E hoje fiz o fichamento de um texto muito interessante, esse fichamento é apenas com as citações do texto, não coloquei com minhas palavras porque gosto muito desse modelo, assim as citações já ficam delimitadas, e tenho um banco de citações para ser pesquisado quando necessário!

Bons estudos!
Modelo de Fichamento
SANTAELLA, L. Da cultura das Mídias á cibercultura: o advento do pós humano. Revista FAMECOS, Porto alegre, nº22, dez/2003. disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/229/174, acesso: 09/10/2016
Resumo: "Este artigo das as esferas trata da questão do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e sua implicação em todas as esferas da sociedade."p.23
"lugar-comum afirmar que as novas tecnologias da informação e comunicação estão mudando não apenas as formas do entretenimento e do lazer, mas potencialmente todas as esferas da sociedade: o trabalho(robótica e tecnologia para escritório), gerenciamento politico, atividades militares e policiais (a guerra eletrônica), consumo (transferência de fundos e eletrônicos), comunicação e educação (aprendizagem a distância, enfim, estão mudando toda a cultura geral." p.23
"O desenvolvimento estratégico das tecnologias da informática e comunicação terá, então, reverberações por toda a estrutura social das sociedades capitalistas avançadas." p. 23
"...cultura das mídias. Ela não se confunde nem com a cultura de massas, de um lado, nem com a cultura virtual ou cibercultura de outro. é, isto sim, uma cultura intermediária, situada entre ambas. Quer dizer, a cultura virtual não brotou diretamente da cultura de massas, mas foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais a que chamo de "cultura das mídias". p. 24
"Tenho utilizado uma divisão das eras culturais em seis tipos de formações: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digita. Antes de tudo, deve ser declarado que essas divisões estão pautadas na convicção de que os meios de comunicação, desde o aparelho fonador até as redes digitais atuais, não passam de meros canais para a transmissão de informação." p. 24
"Ora, mídias são meios, e meios, como o próprio nome diz, são simplesmente meios, isto é, suportes materiais, canais físicos, nos quais as linguagens se corporificam e através dos quais transitam. Por isso mesmo, o veículo, meio ou mídia de comunicação é o componente mais superficial, no sentido de ser aquele que primeiro aparece no processo comunicativo." p. 25
"Considerando-se que as mídias são conformadoras de novos ambientes sociais, pode-se estudar sociedade cuja cultura se molda pela oralidade, então pela escrita, mais tarde pela explosão das imagens na revolução industrial-eletrônica, etc." p. 25
"Por volta do inicio dos anos 80, começaram a se intensificar cada vez mais os casamentos e misturas entre linguagens e meios, misturas essas que funcionam como um multiplicador de mídias. Essas produzem mensagens híbridas..." p. 26
"Novas sementes começam a brotar no campo das mídias com o surgimento de equipamentos e dispositivos que possibilitaram o aparecimento de uma cultura do disponível e do transitório: fotocopiadoras... Essas tecnologias, equipamentos e as linguagens criadas para circularem neles têm como principal característica propiciar a escolha e consumo individualizados, em oposição ao consumo massivos. São esses que considero como constitutivos de uma cultura das mídias." p.26-27
"A proliferação midiática, provocada pelo surgimento de meios cujas mensagens tendem para a segmentação e diversificação, e a hibridização das mensagens, provocada pela mistura entre meios, foram sincrônicas aos acalorados debates dos anos 80 sobre a pós -modernidade." p.27
" ="Tenho concebido as discussões sobre a pós-modernidade como sinais de alerta críticos para um período de mudanças profundas que se insinuavam no seio da cultura e que, naquele momento, anos 80, estavam sendo encubadas pela cultura das mídias e pelo hibridismo tanto nas artes quanto nos fenômenos comunicativos em geral que essa cultura propicia." p. 27
"cultura de massas, cultura das mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios e que precisam ser distinguidos, sob pena de nos perdermos em um labirinto de confusões. " p. 27
"Uma diferença gritante entre a cultura das mídias e a cultura digital, por exemplo, está no fato muito evidente de que, nesta última, está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias da cultura das mídias." p. 27
"hoje vivemos uma verdadeira confraternização geral de todas as formas de comunicação e de cultura." p. 27-28
" Mas é a convergência das mídias, na coexistência com cultura de massas e a cultura das mídias, estas últimas em plena atividade, que tem sido responsável pelo nível de exacerbação que a produção e circulação da informação atingiu nos nossos dias e que é uma das marcas da cultura digital." p. 28
"Lunenfeld(1999b) deve estar com a razão quando diz que não importa o quanto as mídias digitais podem, à primeira vista, assemelhar-se às mídias analógicas - foto, cinema, vídeo etc. -, elas são fundamentalmente diferentes delas." p.28
"Uma avaliação detalhada das reações que a ciberealidade tem provocado em seus comentadores foi feita por Heim (1999,9.31-45). Para ele, o impacto do computador sobre a cultura e a economia tem dividido os críticos em três tipos de reação. De um lado, os realistas ingênuos. Estes tomam a a realidade como aquilo que pode ser experimentado e alinham os computadores com os poluidores que são jogados em terrenos da experiencia pura , não mediatizada. Quando dá voz a suas inquietações, o realista ingênuo faz soar alarmes que estão em agudo contraste com os bons augúrios dos idealistas das redes. Estes consideram o mundo das redes o melhor dos mundos e apontam para os ganhos evolutivos da espécie. "São otimistas e, nos maus dias, exibem uma felicidade preocupada". p. 29
"Além dos realistas e idealistas, Heim encontra um terceiro grupo, o dos céticos. Convicto de que as tentativas para compreender o processo, não importa quão inteligente ela possa ser, são inócuas, eles insistem que o ciberespaço está atravessando um processo de nascimento muito confuso. Trata-se de um ceticismo que resulta em uma atitude de deixar acontecer para ver como é que fica." p. 29
"A maioria das criticas está preocupada com o fato -inolvidável - de que o mundo digital nasceu e cresce no terreno das formações socioeconômicas e políticas do capitalismo globalizado." p. 29
"Na medida em que as telecomunicações e os modos acelerados de transporte estão fazendo o planeta escolher cada vez mais, na medida mesma em que se esfumam os parâmetros de tempo e espaço tradicionais, assume-se, via de regra, que as tecnologias são a medida de nossa salvação ou a causa de nossa perdição." p. 30
"A cibercultura, tanto quanto quaisquer outros tipos de cultura, são criaturas humanas. Não há uma separação entre uma forma de cultura e o ser humano. Nós somos essas culturas. Elas moldam nossa sensibilidade e nossa mente, muito especialmente as tecnologias digitais, computacionais, que são tecnologias da inteligencia, conforme foi muito bem desenvolvido por Levy e De Kerckhove." p. 30
"o que está acontecendo à interface se humano-maquina e o que isso está significando para as comunicações e a cultura do início do século 21? " p. 30
"Estou ciente de que a expressão "pós-humano" é perturbadora. De fato, essa expressão pode trazer muitos mal entendidos. O primeiro significado que costuma vir à mente das pessoas é o de que o humano já era, foi-se, perdeu-se no golpe dos acontecimentos. Não se trata disso. O termo pós-humano vem sendo empregado especialmente por artistas ou teóricos da arte e da cultura desde o inicio dos anos 90. A expressão tem sido usada para sinalizar as grandes transformações que as novas tecnologias da comunicação estão trazendo para tudo o que diz respeito a raça humana, tanto no nível psíquico quanto social e antropológico." p. 31
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