FICHAMENTO: MAIA, J.E.B., VIDAL, E. M. . Educação a distância
na UECE: uma proposta estratégica para o Ceará do Futuro. disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:lvLdyvlaSF0J:www.uece.br/sate/index.php/downloads/doc_download/2039-texto-5-ead-na-uece+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
“ A introdução da EAD no Brasil
remonta ao inicio do século XX, com uso de material impresso, ... cursos a
distancia, por correspondência,...Nas primeiras décadas do século XX, surge no Brasil
os primeiros cursos, oferecidos pelo Instituto Monitor, voltados para a
formação no ramo da eletrônica e pelo Instituto Universal Brasileiro (IUB),
dirigidos para a formação de nível elementar e médio.” (p.1)
“A criação da Fundação Rádio
Sociedade do Rio de Janeiro , em 1923, posteriormente doada para o Ministério
da Educação e Saúde e o inicio das escolas radiofônicas em Natal. Tais
iniciativas deram impulso á utilização do veículo para fins educacionais na
primeira metade do século XX.” P 1
“Em 1960, se inicia uma ação
sistematizada do Governo Federal em EAD, mediante contrato entre o MEC e a
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que previa a expansão do
sistema de escolas radiofônicas abrangendo os estados nordestinos e fazendo
surgir o Movimento de Educação de Base (MEB) que incluía um sistema de ensino a
distância não formal. Cinco anos depois, começavam a serem realizados os
trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa,
seguida da instalação de oito emissoras da televisão educativa pelo poder
público... nasce o Projeto Minerva, através de decreto ministerial e da
portaria Nº208/70” P 1
“até chegar à geração na qual
ocorre a criação de ambientes virtuais de aprendizagem com processos de
ensino-aprendizagem multimidiáticos e multilaterais. Só na década de 1990 é que
surgiram as primeiras ferramentas de apoio á aprendizagem virtual no
Brasil,..., desenvolvendo a EAD on-line.” P.1, 2
”O processo de normatização da
EAD no Brasil ocorreu a partir da publicação da LDB de 1996 (nº9.394/96), que
no artigo 80 menciona que “O poder Público incentivará o desenvolvimento e a
vinculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades
de ensino, e de educação continuada. ..., representou um avanço significativo
para as iniciativas que já estavam em andamento e estimulou a adoção mais
frequente dessa modalidade” p. 2
“com as definições apresentadas
na LDB, o Governo procurou criar condições para que a viabilização concreta de
atividades envolvendo EAD ocorressem. ...Em dezembro de 2005 é publicado o
decreto Nº 5622 que revoga os decretos anteriores sobre a matéria e
regulamenta, novamente, o artigo 80 da LDB. Os principais pontos deste decreto
são:
·
Caracteriza a educação à distancia como
modalidade educacional, organizada segundo metodologia, gestão e avaliação
peculiares.
·
Prevê a obrigatoriedade de momentos presenciais
e os níveis e modalidades educacionais em que poderá ser ofertada.
·
Estabelece regras de avaliação do desempenho do
estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas e
certificados, sendo que estes terão validade nacional.
·
Confere ao MEC a competência de organizar a cooperação
e integração entre os sistemas de ensino, objetivando a padronização de normas
e procedimentos em credenciamentos, autorizações e reconhecimentos de curso e
instituições a distancia.
·
Apresenta instruções para oferta de cursos e
programas na modalidade à distância na educação básica, ensino superior e
pós-graduação .
De 1994 a 2009
a história no Brasil registra avanços significativos e de forma acelerada,
chegando a compensar o lento ritmo com que caminhou na segunda metade do século
XX em relação a outros países que criaram seus sistemas de EAD. “ P. 2,3
“Foi com a
publicação da LDB de 1996, que a EAD no Brasil iniciou um processo de
crescimento acelerado. ... é inegável que o setor privado tomou a dianteira na
oferta desta modalidade de ensino, pelo menos nos primeiros dez anos. ... A
universidade Aberta do Brasil (UAB) surge como uma iniciativa do MEC visando à
inclusão social e educacional por meio da oferta de educação superior a
distância. ... expandir e interiorizar o ensino superior público e gratuito no
País com a incorporação de novas metodologias de ensino, especialmente o uso de
tecnologias digitais. “ p 2,3
“A criação da
UAB incentivou as instituições publicas a participarem de programas de formação
inicial e continuada de professores para Educação Básica que podiam ser
ofertados na modalidade a distancia.”
“A UAB não
constitui uma nova instituição para ao MEC. Na verdade ela apresenta uma
configuração de rede, envolvendo as Instituições Federais de Ensino Superior
(IFES) e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) .” P 4
“A UAB é
formada por uma “rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a
educação superior ... que será formada pelo conjunto de instituições publicas
de ensino superior em articulação e integração com o conjunto de polos
municipais de apoio presencial.” .” p 4
“no ano de
2005 foi lançado o primeiro Edital para oferta de cursos de graduação na
modalidade a distancia. Entre as instituições que concorreram ao referido
edital, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) integrou consórcio junto com a Universidade de Brasília
para oferta do curso de Licenciatura Plena em Letras. ... a UECE também
participa do consórcio interinstitucional para oferta do curso de graduação em
Administração, com apoio do Branco do Brasil. “ p 5
“No ano de
2006, o MEC lança o Edital de Seleção UAB Nº 01/2006, para oferta de cursos de
Graduação ... . a proposta de oferta de sete cursos ... que aprovadas, tiveram
suas atividades iniciadas em 2009.” P 5
“A proposta da
UAB/UECE, no que tange a oferta de cursos de graduação na modalidade de
educação a distancia, busca incorporar o uso das novas tecnologias e o
crescente grau de interatividade que tem permitido alterar as relações de tempo
e espaço, ... .Isso nos leva a redefinir os limites entre o que seja educação
presencial e educação a distancia e a criação de um modelo de oferta que, na
literatura internacional, se denomina blended
learning que se pode traduzir como cursos híbridos.” P. 5
“Aceitando a
definição de Graham (2005), podemos afirmar que a blended learning consiste na combinação de aprendizagem presencial
com aprendizagem virtual interativa. ... Este modelo apresenta como vantagem o
fato de que nas atividades remotas, ou com apoio de recursos virtuais, é
possível atender a diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e aumentar a
produtividade do professor e do aluno.” p 6
“Um dos
desafios para os cursos de EAD é atingir um equilíbrio adequado entre estudo
independente e atividades interativas. O conceito de interação não se restringe
apenas a relação professor/aluno, mas há que se considerar diversos tipos de
interatividade e diversas tecnologias que podem ser utilizadas, respeitando as
características próprias de cada mídia, e o planejamento da interação concebido
para o curso em EAD.”P.7
“Pode-se
considerar que os cursos oferecidos na modalidade EAD na UECE apresentam
convergência entre a educação presencial e a distancia, trabalhando com
recursos tecnológicos e ferramentas que possibilitam graus distintos de
interatividade.” p. 7
“a UECE
procurou adotar um modelo andragógico de aprendizagem, uma vez que este se
refere a uma educação centrada no aprendiz, para pessoas de todas as idades.” P
7
“Segindo
Knowles, o modelo andragógico está fundamentado em quatro premissas básicas
para os aprendizes ...
1. O
posicionamento muda da dependência para a independência ou auto direcionamento.
2. As
pessoas acumulam um reservatório de experiências que pode ser usado como base
sobre a qual será construída a aprendizagem.
3. Sua
prontidão para aprender torna-se cada vez mais associada com as tarefas de
desenvolvimento de papéis sociais.
4. Suas
perspectivas de tempo e de currículo mudam do adiamento para o imediatismo da
aplicação do que é aprendido e de uma aprendizagem centrada em assuntos para
outra, focada no desempenho. “ p 7
“o modelo andragógico de
aprendizagem tem seus fundamentos na experiência educativa de Dewey, na
construção do conhecimento de Piaget, na interação social de Vygotsky e na
educação transformadora de Paulo Freire. “ p 8
“As contribuições de Piaget e
Vigotsky estão presentes de forma bastante efetiva nas formulações e definições
das estratégias de interação. ... Ambos são considerados construtivistas em
suas concepções de desenvolvimento intelectual, afirmando que a inteligência é
construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.” P 8
“enquanto Piaget se interessava
pelo modo como o conhecimento é adquirido e primariamente formado, onde a
teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do
indivíduo, Vygotsky atentava como os fatores sociais e culturais, herdados em
uma sociedade, eram trabalhados na mente do indivíduo de modo que
influenciassem no desenvolvimento intelectual. “p 8
“Na obra Pedagogia da autonomia,
Freire (1996) define a autonomia como algo que “vai se construindo na
experiência de várias, inúmeras decisões, que vão sendo tomadas,” . ... A
experiência autônoma, fundada na liberdade, é algo que se constitui desde o
exercício de pequenas decisões cotidianas tomadas com responsabilidade. A educação
deve guiar-se pela importância do amadurecimento na realização das escolhas,
das decisões com responsabilidade.’ P 9
“A andragogia tem como principal
objetivo aumentar o conhecimento dos alunos, acrescentando novos conhecimentos
que possam ser aproveitados de maneira prática.” P9
“Entre os objetivos do modelo
andragógico, podemos destacar os seguintes:
1. Desenvolver
capacidades em curto prazo. (...) 2. Aumentar conhecimentos. (...) 3. Melhorar
atitudes e comportamentos. (...) 4. Modificar hábitos. (...) 5. Desenvolver a
autoaprendizagem (...)
O aluno se torna o responsável
por maior parte em seu próprio ensino e é incentivado a buscar, por conta
própria, maiores informações da maneira que julgar adequada. Afinal, o adulto é
um indivíduo responsável por sua pessoa e assume caráter autônomo na
sociedade.” P 10
“Linderman (1926) identificou
cinco pressupostos principais que são pontos chave na aprendizagem do adulto, São
eles:
·
Adultos são motivados a aprender, à medida que
percebem que a necessidades e interesses que buscam estão, e continuarão sendo
satisfeitos. ...
·
A orientação de aprendizagem do adulto está
centrada em sua vida ; portanto, as unidades apropriadas para se organizar seu
programa de aprendizagem são as situações de vida e nas as disciplinas. ...
·
A experiência é a mais rica fonte para o adulto
aprender, por isso, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise
das experiências externas, e do próprio cotidiano de cada aluno. Praticamente
todo o conteúdo deve ser de utilidade prática e imediata, porém resultando em
mudanças de atitudes e especialização de habilidades que geram resultados em
longo prazo. ...
·
Adultos têm uma profunda necessidade de serem
autocorrigidos; por isto o papel do professo é engajar-se no processo de mútua
investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e
depois avalia-los.
·
As diferenças individuais entre pessoas cresce
com a idade; por isto a educação de adultos deve considerar as diferenças de
estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.” P10
“No caso da educação a distancia,
as primeiras contribuições sobre processos
de interação foram dadas por Moore (1989) que destaca as relações entre
alunos, professores e conteúdo em EAD por meio de três tipo de interação: aluno/professor, aluno/aluno e aluno/conteúdo.
Em 1994, Hillman , Willis e Gunawardena adicionaram a interação
aluno/interface,... . Soo e Bonk (1998) acrescentam a interação do aluno com ele próprio ou interação interpessoal
(BERGE, 1999), que enfatiza a importância do diálogo interno do aluno consigo
mesmo quando da interação com o conteúdo.
Sutton (2001) introduz a ideia de
interação vicária, que é um tipo de
interação silenciosa em que o aluno observa as discussões e os debates
presenciais ou virtuais sem dele participar ativamente. Isso não quer dizer que
ele não está envolvido com o conteúdo e se processando aprendizagem (...). Em
2003, Anderson amplia a perspectiva de Moore incluindo mais três tipos de
interação: professor/professor, professor/conteúdo e conteúdo/conteúdo.” P. 12
“a interatividade pode ser
implementada como um Continuum em que
os espectros do espaço e do tempo podem intensificar-se graças as novas
possibilidades e ao baixo custo das tecnologias interativas.” P 12
Alunos/professor – presencial e a
distancia ,encontros nos polos, Professores formadores online no AVA Moodle, ...
Aluno/aluno: Forum de interação,
email e outras ferramentas: aspecto colaborativo e cooperativo, diminuindo a
sensação de isolamento. “Segundo Mattar(2009) “essa interação também desenvolve
o senso critico e a capacidade de trabalhar em equipe e, muitas vezes, cria a
sensação de pertencer a uma comunidade.
Aluno/conteúdo: livro texto
básico produzido para a disciplina disponibilizado no AVA Moodle em PDF,
interação com o tutor a distancia que esta a partir do AVA disponível, o tutor
presencial que se encontra no polo, e pelos coordenadores do curso de tutoria
de forma presencial ou a distancia Aluno/interface: interação entre o aluno e a
tecnologia, ela como mediadora da interação destes com o conteúdo, professor,
os tutores e outros alunos.
Interação Interpessoal: reflexões
do aluno sobre o conteúdo e o processo de aprendizagem. Aluno adulto tem senso
critico desenvolvido, não aceitando de forma automática suas próprias opiniões ou opiniões alheias.”p.13
“os professores e tutores que
integram a logística de organização da proposta pedagógica atuam a partir das
seguintes interações:
·
Professor formador trabalha diretamente com os
alunos e tutores auxiliando-os nas atividades de rotina, ...
·
Tutor a distancia atua como elo de ligação entre
os estudantes e o professor e entre os estudantes e a instituição. Cumpre o
papel de facilitador da aprendizagem, ...
·
Tutor presencial atua como elo entre o
estudante, os professores , os tutores a distancia e a instituição. Cumpre o
papel de apoiadores de processo de aprendizagem nos polos do curso e é
responsável pela assistência presencial ao aluno.” P 14
“Para a EAD , o ato pedagógico
não é mais centrado na figura do professor, e não parte mais do pressuposto de
que a aprendizagem só acontece a partir de uma aula realizada com a presença
deste e do aluno. “ p 15
“A EAD, pelos próprios mecanismos
pedagógicos adotados, favorece a formação de cidadãos mais engajados
socialmente, conscientes de sua autonomia intelectual e capazes de se
posicionar criticamente diante das mais diversas situações.” P 15
“As ações na EAD são norteadas
por alguns princípios, entre eles: Flexibilidade, ..., Contextualização, ... ,
Diversificação, ..., Abertura, ..., ler os livros-textos, refletindo acerca dos
conceitos, ideias e exemplos apresentados pelos autores,..., registrar todas as
dúvidas, ..., responder todas as atividades que se encontram em cada seção ou
tópico do livro-texto, ...formar grupo de estudos e discutir os conteúdos das
disciplinas. ... . Visitar rotineiramente o AVA pois lá encontrará as mais
diversas informações e se manterá atualizado sobre as atividades. ... verificar
sempre a caixa de entrada do seu email, pois é um importante canal de
comunicação entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. ...
Associar diferentes meios de comunicação, fomentando a convergência e o diálogo
entre as mídias no processo de ensino-aprendizagem, amplia as possibilidades de
estímulos pedagógicos e reforça a aquisição do conhecimento. “ p 16
“No modelo andragógico definido,
a aprendizagem é responsabilidade compartilhada entre professores tutores e
alunos, criando um alinhamento com a maioria dos alunos, que buscam
independência e responsabilidade por aquilo que julgam ser importante aprender.
“p 17
“NO contexto dos cursos de
graduação a UAB/UECE são disponibilizados os seguintes recursos didáticos:
Materiais impressos. Video aulas, ambiente virtual de aprendizagem, Video
conferencia, quadro branco, encontros presenciais ministrados por professores
formadores.” P 17,18
“o meio impresso assume a função
de base do sistema de multimeios. Não porque seja “o mais importante” ou porque
os demais sejam prescindíveis, mas porque ele é o único elemento de comunicação
fisicamente palpável e permanente no sentido de pertencer a seu usuário.” P 18
“o uso dos recursos audiovisuais,
especialmente o vídeo amplia a capacidade de aprendizagem dos estudantes bem
como atua no sentido de manutenção dessas informações na memória, por mais
tempo. ... formas mais usadas são: Video Lição: é a exposição sistematizada de
alguns conteúdos. ... Programa motivador: audiovisual feito para suscitar um
trabalho posterior ao objetivado.“ p 19
O ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) adotado nos cursos da UAB/UECE é o MOODLE. ...sistema de
gerenciamento de cursos online de código aberto, cujo desenho está baseado na
adoção de uma pedagogia socioconstrutivista, que busca promover colaboração,
atividades individuais e compartilhadas, reflexão critica, autonomia, entre
outros aspectos. ... uma ambiente seguro e flexível, permitindo adaptá-lo às
necessidades de qualquer curso a distancia ou daqueles que, mesmo sendo
presenciais, desejem utilizar um AVA como recurso adicional.” P 20
“ Videoconferência é uma das
melhores ferramentas de abordagem síncrona , pois possibilita o uso de imagens
e som em tempo real. A videoconferência pode ser oferecida por meio das salas
de videoconferência ou por meio do computador, cujas conexões podem ou não ser
realizadas pela internet. ... A videoconferência por internet traz ao modelo de
EAD alguns avanços relacionados à criticada impessoalidade existente nas demais
ferramentas, pois permite estabelecer contato visual entre os alunos e
professores.” P 21,22
“Quadro Branco é uma ferramenta
que possibilita transcender às limitações impostas pela interface de texto para
a discussão e difusão de ideias entre participantes de um curso on line. ...o quadro branco busca
reproduzir esta situação com uma janela em branco, onde se pode escrever,
desenhar, colar dados e imagens, cujo conteúdo é propagado para os demais
participantes dispersos geograficamente.... quem pode escrever: deve-se decidir
se todos os usuários poderão escrever no quadro. Isto pode gerar confusão, pois
dificulta saber quem escreveu o quê... permitir que apenas o professor possa
escrever no quadro. Quando escrever: o professor pode autorizar o aluno a usar
o quadro quando este solicitar, ...Controle de cores: o estabelecimento de uma
cor de caneta para cada participante possibilitaria a identificação do conteúdo
com o seu autor. ... Controle do apagador: deve-se definir quem detém o
controle do apagador , pois este pode interferir no desenvolvimento de ideias
de outros participantes. ... uma ferramenta excelente para a apresentação ou
discussão de ideias em grupo. “ p 22
“em todas as disciplinas constantes
na matriz curricular, existirão momentos de encontros e atividades presenciais.
1º apresentação geral do modulo didático e as grandes temáticas da disciplina ,
... 2º ... momento que devera priorizar a aplicação de praticas como
componentes curricular nas disciplinas de conteúdo cientifico, através da
inserção de aulas praticas, ... 3º ... é reservado para revisões, tira duvidas
e aplicação da avaliação presencial.” P 23
“no contexto da EAD, o aluno não conta
comumente, com a presença física do professor, portanto, torna-se necessário
desenvolver métodos de trabalho que oportunizem ao aluno: buscar a interação
permanente com os professores e com os tutores; ... estabelecimento de uma
rotina de observação, descrição e análise contínuas da produção do aluno, que,
embora se expresse em diferentes níveis e momentos, não devem alterar a
condição processual da avaliação. .. a avaliação se dê de forma continua,
cumulativa, descritiva e compreensiva, é possível particularizar quatro
momentos no processo: acompanhamento do percurso de estudos do aluno em
diálogos e entrevistas com os tutores. Produção de trabalhos escritos que
possibilitem uma síntese dos conhecimentos trabalhados. Apresentação de
resultados de estudos e pesquisas realizados semestralmente em seminários
temáticos integradores. Avaliação escritas presenciais. “ p 23,24
“ao aluno que não obtiver
avaliação satisfatória será oportunizada, no semestre imediatamente seguinte,
sob orientação de tutor, nova oportunidade, de maneira que o mesmo possa refazer
seu percurso e ser novamente avaliado. A repetição do desempenho insatisfatório
resultará no desligamento do aluno do curso. “ p 24
“os alunos devem seguir a
sequencia de disciplinas ou módulos didáticos” p 24
“Não será permitido o trancamento.,
no entanto, serão validadas disciplinas cursadas em outros programas de
graduação de qualquer natureza.” P 24
“A avaliação da aprendizagem nos
cursos da UAB/UECE assumirá funções diagnóstica, formativa e somativa,
desenvolvendo-se de forma contínua, cumulativa e compreensiva. ... .Ao final de
cada disciplina haverá uma prova escrita realizada presencialmente, no último
encontro da disciplina.” P24
“Os avanços no campo da pedagogia
e da psicologia recomendam que a atividade de avaliação não deve ser uma
atividade solitária do professor como é comum na nossa tradição educacional. A
diversificação de instrumentos de avaliação aconselha, como forma de garantir a
redução da subjetividade, o trabalho em equipe dos professores. ... Esse
trabalho em equipe não deve ser visto, apenas, no âmbito de uma disciplina, já
que todos os professores partilham objetivos de desenvolvimento de competências
transversais, comuns.” P 25
“competências cognitivas as
diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas
operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com o entre os
objetos físicos, conceitos, situações fenômenos e pessoas. As habilidades
instrumentais referem-se especificamente ao plano do saber e decorrem,
diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se
transformam em habilidades. ... Observado a função pedagógica Da avaliação,
deve-se considera-la uma peça essencial para a regulação contínua das
aprendizagens. Assim a avaliação não pode situar-se somente no final do
processo ensino-aprendizagem, mas em vários momentos e com objetivos
diferentes. “ p 25
“Avaliação inicial, também chamada
de preditiva tem como principal objetivo determinar a situação de cada aluno
antes de iniciar um determinado processo de ensino-aprendizagem, visando
adaptá-lo as suas necessidades. Ela pode ser prognóstica, quando trabalha com
um conjunto de alunos, grupos ou classes; e diagnóstica, quando se refere a
cada aluno. ... .Avaliação formativa se refere a procedimentos utilizados pelos
professores para adaptar seu processo didático aos progressos e necessidades de
aprendizagem observada em seus alunos. ... Este tipo de avaliação tem como
finalidade fundamental uma função ajustadora do processo de ensino-aprendizagem
... detectar pontos frágeis da aprendizagem,... Avaliação somativa tem como
objetivo estabelecer balanços confiáveis dos resultados obtidos ao final de um
processo de ensino- aprendizagem. Como prática docente, a avaliação deve ser
contínua e sistemática. ..., contribuindo para o sucesso da tarefa educativa. “
p 26
“para o aluno, a avaliação se
torna um elemento indispensável no processo de escolarização, visto
possibilitar ao mesmo acompanhar o seu desempenho e compreender seu processo de
desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. ... . Para o professor e tutores a
avaliação tem um papel relevante porque fornece subsídios para uma reflexão
contínua sobre sua prática, criação de novos instrumentos e revisão de
aprendizagem individual ou de todo o grupo. ... . A avaliação ocorre
sistematicamente durante todo o processo de aprendizagem e ensino.” P 27
“Nos cursos da UAB/UECE o processo
de avaliação é constituído de dois momentos do aluno. Serão avaliados os seguintes
aspectos: interação com seus tutores e colegas, participação nas atividades a
distancia, produção de trabalhos escritos e avaliações on line sícronas e assícronas. A) Momentos presenciais:
compreenderá exames escritos e apresentação de resultados de estudos e
pesquisas realizadas semestralmente em seminários temáticos integradores. “ p.27
“é importante portanto,
desencadear um processo de acompanhamento a distancia do aluno que possibilite
informações sobre vários aspectos, dentre os quais: Grau de dificuldade
encontrados na relação com o conteúdos estudados; desenvolvimento das propostas
de aprofundamento dos conteúdos; estabelecimento de relações entre os conteúdos
estudados e sua pratica pedagógica; uso de material de apoio a bibliografia; participação
nas atividades propostas; interlocução com professores, tutores e colegas;
Pontualidade nos momentos presenciais, e na entrega dos trabalhos e no ambiente
de aprendizagem de integração. O acompanhamento do desempenho do aluno será
realizado pelos professores formadores e tutores a distância com base em
critérios avaliativos e registrado em instrumento específico.” P27, 28
“Para assegurar o desenvolvimento
do projeto de EAD da UAB/UECE foram estruturadas equipes de trabalho que se
responsabilizam pela logística da produção centralizada dos diversos segmentos
necessários para a implementação dos cursos, entre eles: Concepção, design
instrucional e organização dos recursos pedagógicos. Coordenação dos cursos e
polos. Desenvolvimento e manutenção do AVA Moodle. Gerenciamento das
ferramentas de EAD disponíveis. Concepção
e implantação da avaliação institucional. Gestão pedagógica, administrativa e
financeira dos convênios e projetos vinculados ao sistema UAB, Editoração, produção
e gravação de vídeo aulas e videoconferências. Desenvolvimento , utilização e
formação continuada para os profissionais envolvidos, no uso do quadro branco.”
P 29
“A equipe multidisciplinar é constituída
de profissionais que apresentam perfil de formação compatível com as demandas
conceituais e procedimentais inerentes as necessidades da modalidade de
educação a distancia implementada na UAB/UECE.”P 29
“Professor conteudista: é
responsável pela produção de textos de autoria, para as disciplinas, fruto de
iniciativas acadêmicas de pesquisa e produção intelectual,...é responsável pela
legitimidade e autoria dos textos,” p 30
“Professor formador: responsável
pela disciplina de cada curso, estará a disposição para esclarecimento de
duvidas dos estudantes e/ou tutores.” p 30
“A oferta de cursos na modalidade
EAD, por sua vez, exige a presença de outros profissionais no processo de
mediação da aprendizagem, que são os tutores a distancia e presencial. Tutores
a distancia: trabalha diretamente com os professores conteúdistas e formadores auxiliando-os nas atividades de
rotina do curso. Cumpre o papel de facilitador da aprendizagem. ... numero de
tutores a distancia é definido obedecendo a regra de 1 tutor para cada grupo de
25 alunos. ... Tutores presencial: fará o acompanhamento dos estudantes nos
polos presenciais, permitindo acesso à infraestrutura, esclarecendo dúvidas
técnicas sobre o ambiente de aprendizagem e motivando os alunos.... para
garantir o processo de interlocução permanente e dinâmico, a tutoria utilizará
não só a rede comunicacional viabilizada pela internet, mas também outros meios
de comunicação como o telefone, faz e correio, que permitirão a todos os
alunos, independente de suas condições de acesso ao polo contar com apoio e
informações relativas ao curso.” P 31,32,33
“Os cursos do sistema UAB/UECE
oferecidos na modalidade EAD estão organizados a partir de um subsistema de
produção centralizada com execução descentralizada. ... coordenador de curso:
responsável pela coordenação do curso, cabendo a ele a responsabilidade pela
organização administrativa e acadêmica, competindo-lhe também acompanhar e
avaliar todo o processo de execução do curso nos polos. ... Coordenador de
tutoria: acompanha diariamente o desenvolvimento das atividades da tutoria em
relação ao estudo das unidades através do AVA. ... Coordenador de Polo:
responsável pela coordenação do polo de apoio presencial, permitindo o acesso
dos alunos efetivamente matriculados à infraestrutura existente, organizando o
funcionamento administrativo e acadêmico. “ p 33,34
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