Fichamento: Jose
Marcio Barros. Diversidade cultural e gestão: sua extensão e complexidade. in: Pensar e Agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Org. Jose
Marcio Barros e José Oliveira Junior. Belo Horizonte. Observatório da
Diversidade Cultural, 2011. 156p.
“Diversidade
cultural e gestão são expressões que, longe de revelarem consenso e
homogeneidade, nos remetem ao campo das ambiguidades e contradições com que pensamos
e nomeamos nossas diferenças e nossos modos de geri-las.”p 20
“A
diversidade cultural é, forçosamente, mais que um conjunto de diferenças de
expressão, um campo de diferentes e, por vezes divergentes modos de
instituição.” P21
“Diversidade
cultural é a diversidade de modos de se instituir e gerir a relação com a
realidade.” p 21
“Identificar
o campo da cultura popular e as práticas culturais periféricas como portadoras
de uma incapacidade gerencial, normalmente traduzida como incompetência em
transformar contingencias em oportunidades, parece ser o bordão que alimenta a
cadeia produtiva das consultorias culturais hoje no Brasil.A redução de competências
gerencias à adoção de princípios do planejamento estratégico,bem como a definição
da praticado empreendedorismo restrita aos editais de financiamento publico e
privado são a face visível dos novos colonizadores da gestão cultural. Tal e
qual o campo das politicas sociais e das praticas assistencialistas, a cultura
traduzida em oportunidade parece movimentar um significativo nicho de mercado.”
P 22
“Sob
a batuta discursiva da participação democrática, consolida-se a ideia e a
pratica de que mais vale multiplicar os modelos provisórios de atenção à
diversidade cultural , através de projetos, oficinas, concursos e prêmios, do
que pluralizar, ampliar e multiplicar as instituições permanentes de trabalho
com a cultura.” p 22
“A
perspectiva cultural da diversidade busca a realização de um conjunto de
posturas e ações marcadas pelo objetivo de promover a inclusão pela superação da
meritocracia, considerada historicamente provedora da discriminação.” p 23,24
“A gestão da diversidade cultural é assim
pensada como estratégia de negócios que transforma um problema, a presença dos
diferentes desiguais, em oportunidades.” P24
“A
diversidade é tratada como uma “situação onde os atores de interesse não são semelhantes
em relação a algum atributo” e tais diferenças precisam ser transformadas de
potenciais conflitos em oportunidades produtivas (SCHMIDT, s.d).” p 24,25
“A
articulação entre diversidade cultural e gestão parece partir de um pressuposto
muito em voga que articula a cultura com o desenvolvimento.” P 25
“Desvelar
os sentidos que atribuímos à perspectiva de desenvolvimento na e através da
cultura é tarefa sempre necessária e oportuna para se compreender a questão da gestão.
(...) Aqui, a gestão da diversidade constituir-se-ia para além da catalogação de
curiosos modelos normativos no difícil exercício de troca e hibridização dos
mesmos. O reconhecimento da diversidade cultural poderia se transformar em experiência
com as mesmas, tanto no campo subjetivo estético, quanto na dimensão normativa
e racional. Em ambas, estaríamos explorando a dimensão simbólica da diversidade
cultural, traduzindo-a como experiência de diversas ordens.” P 26
Nenhum comentário:
Postar um comentário