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quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

MERCADO DE IDEIAS

Fichamento: Mercado de Ideias , FARIA, Alexandre, FGV-Ebape

Resultado de imagem para M ERCADO DE IDEIAS“O fenômeno da globalização popularizou a crença de que vivemos em um mundo onde ideias, informações e conhecimento circulam de forma livre e democrática. Na área de conhecimento em gestão, em particular, análises mostram que referenciais produzidos em países desenvolvidos, notadamente nos EUA, tendem a predominar sobre a produção local. O artigo analisa o mercado de ideias na área de gestão e discute a posição do Brasil nesse valioso contexto.”

“O campo de conhecimento em gestão tornou-se um mercado estratégico de ideias para diversos países (...) Este artigo analisa esse mercado sob uma perspectiva estratégica e mostra que para o Brasil conquistar uma posição nesse mercado será preciso um esforço conjunto entre empresas, governo e instituições acadêmicas.”

“Há um certo consenso entre os analistas de que o mercado de ideias abrange diferentes modalidade da imprensa, da educação e da pesquisa e é de central importância para a construção e progresso das democracias avançadas. “

“A questão principal não é definir como precisão o mercado de ideias, mas sim distingui-lo do mercado de bens.”(Richard Coase)

“Quanto mais o mercado de ideias se aproximar do conceito de mercado livre, melhor para o avanço da democracia e, consequentemente, para a sociedade. Segundo diversos autores que concordam  com esse argumento, o mundo acadêmico deve ser o primeiro a dar o exemplo para os outros constituintes desse mercado.”

“é difícil afirmar que o mercado de ideias se comporta de modo tão livre (...) . As dificuldades para a constituição de um mercado livre no campo acadêmico ficam ainda mais evidente quando adotamos uma perspectiva internacional e histórica de análise. É sabido e amplamente aceito, por exemplo, que instituições acadêmicas do brasil e dos EUA não dispões do mesmo nível de poder e de recursos para construir e divulgar teorias e conhecimento no campo das ciências sociais.”

“Infelizmente, no Brasil, a falta de uma abordagem estratégica ainda nos impede de competir adequadamente, em termos locais e internacionais, no valioso e poderoso mercado de ideias em gestão.”

“Em termos teóricos, é correto então afirmar que o mercado de ideias deve ser regido pelos princípios de livre mercado. Na prática, entretanto, esse mercado produz as mesmas estruturas e mecanismos de poder e de politica que são detectados nos mercados mais conhecidos e visíveis – tais como os bens e consumo, bens industriais e serviços”

“Para sustentar esse discurso, os profetas da globalização argumentam que uma das características mais importantes dessa nova era é que qualquer ideia, construída por qualquer um e em qualquer lugar do mundo, pode atingir, em um par de minutos, uma comunidade de bilhões de usuários e leitores no mundo inteiro por meio da Internet ou outros meios similares. Essa característica sustentaria e refletiria um quadro de democratização plena na sociedade global e também garantiria a efetivação do ideal de liberdade sem limites no mercado de ideias.”

Resultado de imagem para M ERCADO DE IDEIAS“Contudo, as disputas recentes pelo mercado de conhecimento em gestão (...) contradizem a ideia de que vivemos, no contexto da globalização, e a era do livre mercado no mercado de ideias. A conquista de uma posição estratégica nacional nesse mercado global tem consequências politicas, econômicas e ideológicas mais importantes e valiosas para empresas, governos, cidadãos e consumidores do que antes do advento da globalização.”

“Fatos importantes têm mostrado que a globalização é um fenômeno cheio de promessas e contradições. Sua implantação, a a partir do inicio dos anos 1990, foi precedida e acompanhada de um certo discurso dominante. Tal discurso defende que os Estados nacionais, e consequentemente a politica, tem cada vez menos influencia sobre os mercados de bens, serviços, informações e ideias ao redor do globo. Isso ajudou a criar a ideia de que estratégias e politicas nacionais não fariam mais diferença no contexto da globalização e, correspondentemente, reforçou as argumentações de Coase em favor do mercado livre. A livre circulação tanto de bens quanto de ideias garantiram um poder de desenvolvimento econômico global sem precedentes na história da humanidade. Esse discurso dominante é uma das razoes pelas quais os proponentes do movimento cultural no Brasil negligenciaram a importância de se obter o engajamento de instituições empresariais, governamentais e da sociedade civil para a conquista de uma posição estratégica no disputado e poderoso mercado de ideias em gestão.”


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