Fichamento: Mercado de
Ideias , FARIA, Alexandre, FGV-Ebape
“O campo de conhecimento em
gestão tornou-se um mercado estratégico de ideias para diversos países (...) Este
artigo analisa esse mercado sob uma perspectiva estratégica e mostra que para o
Brasil conquistar uma posição nesse mercado será preciso um esforço conjunto
entre empresas, governo e instituições acadêmicas.”
“Há um certo
consenso entre os analistas de que o mercado de ideias abrange diferentes
modalidade da imprensa, da educação e da pesquisa e é de central importância para
a construção e progresso das democracias avançadas. “
“A questão principal não é
definir como precisão o mercado de ideias, mas sim distingui-lo do mercado de
bens.”(Richard Coase)
“Quanto mais o mercado de
ideias se aproximar do conceito de mercado livre, melhor para o avanço da
democracia e, consequentemente, para a sociedade. Segundo diversos autores que
concordam com esse argumento, o mundo
acadêmico deve ser o primeiro a dar o exemplo para os outros constituintes
desse mercado.”
“é difícil afirmar que o
mercado de ideias se comporta de modo tão livre (...) . As dificuldades para a constituição
de um mercado livre no campo acadêmico ficam ainda mais evidente quando
adotamos uma perspectiva internacional e histórica de análise. É sabido e
amplamente aceito, por exemplo, que instituições acadêmicas do brasil e dos EUA
não dispões do mesmo nível de poder e de recursos para construir e divulgar
teorias e conhecimento no campo das ciências sociais.”
“Infelizmente, no Brasil, a
falta de uma abordagem estratégica ainda nos impede de competir adequadamente,
em termos locais e internacionais, no valioso e poderoso mercado de ideias em
gestão.”
“Em termos teóricos, é correto
então afirmar que o mercado de ideias deve ser regido pelos princípios de livre
mercado. Na prática, entretanto, esse mercado produz as mesmas estruturas e
mecanismos de poder e de politica que são detectados nos mercados mais conhecidos
e visíveis – tais como os bens e consumo, bens industriais e serviços”
“Para sustentar esse
discurso, os profetas da globalização argumentam que uma das características mais
importantes dessa nova era é que qualquer ideia, construída por qualquer um e
em qualquer lugar do mundo, pode atingir, em um par de minutos, uma comunidade
de bilhões de usuários e leitores no mundo inteiro por meio da Internet ou
outros meios similares. Essa característica sustentaria e refletiria um quadro
de democratização plena na sociedade global e também garantiria a efetivação do
ideal de liberdade sem limites no mercado de ideias.”
“Fatos importantes têm
mostrado que a globalização é um fenômeno cheio de promessas e contradições.
Sua implantação, a a partir do inicio dos anos 1990, foi precedida e acompanhada
de um certo discurso dominante. Tal discurso defende que os Estados nacionais, e
consequentemente a politica, tem cada vez menos influencia sobre os mercados de
bens, serviços, informações e ideias ao redor do globo. Isso ajudou a criar a
ideia de que estratégias e politicas nacionais não fariam mais diferença no
contexto da globalização e, correspondentemente, reforçou as argumentações de
Coase em favor do mercado livre. A livre circulação tanto de bens quanto de
ideias garantiram um poder de desenvolvimento econômico global sem precedentes
na história da humanidade. Esse discurso dominante é uma das razoes pelas quais
os proponentes do movimento cultural no Brasil negligenciaram a importância de
se obter o engajamento de instituições empresariais, governamentais e da
sociedade civil para a conquista de uma posição estratégica no disputado e
poderoso mercado de ideias em gestão.”
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