Visitantes

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Concepções de língua e linguagem e o processo de ensino-aprendizagem de libras;

A língua nada mais é do que um conjunto de elementos que possuem significados em uma determinada sociedade e constituem a comunicação destes a partir da linguagem. Saussure no inicio do século XX separava a língua da fala, para ele a linguagem é como se dá a parte social da fala.  A fala é como o individuo exterioriza a língua convencionada socialmente, sendo que o ato comunicativo se dá a partir de uma linguagem comum ao meio.
Quando adquirimos uma primeira língua em grande maioria não percebemos a aquisição, mas o processo para essa aquisição foi longo e as experiências externas ao individuo são fundamentais para a construção das significações mentais.  Essa primeira língua normalmente é adquirida em casa através dos pais.
Mas no caso de crianças surdas filhas de pais ouvintes, por vezes essa língua somente é adquirida quando a criança entra em idade escolar.  Sendo assim, por diversas vezes até a criança chegar a escola ela ainda não possui uma língua de acesso para comunicar e conviver socialmente, o que  torna tardio o desenvolvimento da consciência.
A Libras, portanto é a língua natural e primeira a ser adquirida pelos surdos, o processo de ensino e aprendizagem dela deve possuir metodologias adequadas e de características especificas para surdos, levando em consideração que para se ensinar ao publico ouvinte o ensino deve possuir características de segunda língua.
 A Libras possui especificidades que para os surdos podem parecer simples, porém como observado no cotidiano muitos ouvintes possuem dificuldade em aprender, Quadros (2009), mostra regras da estrutura gramatical própria da língua de sinais, como o uso das expressões faciais para caracterizar adjetivação do sinal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário