A
Libras é reconhecida hoje pela Lei 10.436/2002, como a língua utilizado para
comunicação e acesso da Comunidade Surda Nacional. Com isso, os indivíduos
surdos do Brasil passaram a ter o direito de se comunicarem em qualquer que
seja o âmbito em sua língua de sinais. Para que isso aconteça de fato o Governo
Federal estipulou através do decreto 5.626/2005 que a língua de sinais deveria
ser conhecida e praticada por uma camada da sociedade, onde o sujeito surdo
exercesse seu direito pleno a comunicação dentro da sociedade Brasileira.
Para
que essa acessibilidade aconteça, a lei prevê novas práticas a serem adotadas e
o cidadão surdo de fato terá seu direito linguístico preservado, dentre essas
estratégias a criação da disciplina de Libras em diversos cursos de graduação e
Níveis médios, disciplina que será obrigatória em vários cursos. A medida realmente se dá de grande valia,
tendo em vista que a partir desta disciplina diferentes questões serão
abordadas referentes à língua, cultura e identidade surda, o que poderia mudar
a realidade do surdo ao se deparar com este profissional.
Percebe-se
aqui um problema da educação nacional, a falta de profissionais aptos a
exercerem a docência e o ensino da Libras como a lei pretende garantir, Quadros
diz a respeito onde a maior dificuldade se dá na formação de profissionais na
área da surdez, professores estes, bilíngues capazes de atuar na formação de
outros professores. Pois a Libras só teve seu reconhecimento linguístico há algum
tempo e ainda existem poucos profissionais formados no curso de Letras/Libras
aptos a docência superior. A falta de profissionais capacitados, de materiais
didáticos e também da utilização de metodologias adequadas, não somente para
trabalhar com surdos, mas também com as diversas Necessidades Educacionais
Especiais é um dos maiores problemas da educação brasileira.
Com
a utilização de metodologias reflexivas e críticas, o processo de ensino e aprendizagem
tende a ser diferente para cada aluno e isso não se faz contrário ao alunado
surdo logicamente essas especificidades devem ser levadas em consideração para
a elaboração das aulas de Libras. Para Vygotsky o processo de ensino e
aprendizagem jamais acontece isolado, existe, portanto uma relação entre
pessoas para acontecer esse processo e a mediação do professor é necessária
para o desenvolvimento de cada aluno. A relação interpessoal durante o processo
é constante e o professor é o mediador entre o conhecimento e o aprendiz.
O
processo dialógico, explicitado por Bakhtin, correlaciona estes atores mostrando
que é necessário estar todos os agentes em dialogo para que a prática docente
de fato seja pertinente dentro do campo da docência superior, atividades
pedagógicas reflexivas e metodologias adequadas a cada grupo de alunos devem
ser vistas. Mas é necessária a conscientização sobre as falhas existentes diante
da realidade nacional para a implementação da disciplina nos cursos de
licenciatura, sendo os maiores empecilhos a carência de materiais didáticos e
teóricos a respeito desta prática e também poucos profissionais capacitados,
com o domínio da Libras.
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