Para melhor
entender a forma de pesquisar na área de mídias interativas devemos atribuir a
seu entendimento conceitual quando e como as mídias interativas começaram a
fazer parte do cotidiano e a complementar do sistema educacional. Como expõe
Georgete Marinete da Silva, as mídias podem contribuir na educação:
“
...se forem articuladas corretamente, buscando aperfeiçoar o conhecimento e o
interesse que o aluno já mostra por elas. É de fundamental importância que a
coloquemos como nossa aliada no processo ensino e aprendizagem, visando aguçar
a capacidade do educando para o desenvolvimento do seu senso crítico,
elaborando atividades que possibilitem a sua criatividade, partindo da sua
realidade pessoal.
Entendemos por
Mídias Interativas como plataformas digitais de comunicação e interação, sendo
elas: jogos, mecanismos de pesquisa, websites, vídeos, animações, slides, redes
sociais, entre outras. Através dessas plataformas é possível comunicar, transmitir
conhecimento, informar, e até educar. Atualmente, com a inserção da
internet em diversos aparelhos eletrônicos, as mídias digitais podem ser
utilizadas de forma instantânea, garantindo, assim, velocidade de informações e
aprendizagem, como definem Elaine e Andy:
Mídia
interativa é a integração de mídias digitais incluindo combinações de textos
eletrônicos, gráficos, imagens em movimento, e sons, em um estruturado ambiente
digital informatizado que permite às pessoas interagir com o mecanismo para a
proposta apropriada. O ambiente digital inclui internet, telecomunicações e
televisões digitais interativas. (Elaine England e Andy Finney)
Para Burgos
(2009) são interfaces virtuais ou digitais com estrutura desenvolvida pelos
mecanismos da internet. Essa estrutura é composta por elementos textuais,
gráficos e imagéticos, que podem ser acessadas de forma não sequencial e de
acordo com as diferentes necessidades dos usuários. A estrutura permite através
de ligações (hiperlinks), a interconexão não linear de assuntos em forma de
texto (hipertexto eletrônico) e multimídia (som, cor, animação, imagem, vídeo e
elementos gráficos). Além disso, segundo a autora, cada mídia possui sua
própria singularidade com modificação em sua estrutura, gênero ou estética de
acordo com as características da tecnologia que a transmite.

No entanto,
isso não quer dizer que tudo desenvolvido pela internet é uma mídia interativa,
o ponto chave aqui é justamente a interatividade. Sobre isso, podem ser
colocadas em evidência duas questões: a interatividade possibilitada pelas
novas mídias; e a interconexão entre pessoas e interação com os conteúdos digitais,
sendo a participação do usuário fundamental na produção de conteúdos e na
comunicação.
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